segunda-feira, 27 de julho de 2015

Café ou chá?

Gosto muito de café e desde criança sou apaixonada por chás. Mas e qual é a diferença nutricional entre essas duas bebidas quentes? O Blog da Mimis listou os prós e contras do café e dos chás, gostei do resultado. Vou continuar apreciando ambas bebidas, mesmo no calor!

O Blog da Mimis (Michelle Franzoni)


Escolha certa: café ou chá?


Nesse friozinho não tem nada mais gostoso que tomar um café ou chazinho bem quente. Eu adoro! Esquenta o corpo e parece também acalentar a alma. Afinal, tanto o café como alguns determinados chás, como o preto, o mate e o verde, possuem cafeína, estimulante da dopamina, neurotransmissor que produz a sensação de bem-estar. Além disso, a cafeína estimula a termogênese, que está associada ao metabolismo, ou seja, ajuda na queima de calorias, como já contei neste post AQUI. Tudo muito lindo, mas em excesso ela faz mal. Aliás, tudo em excesso não é bom, viu, gente!
A quantidade ideal de cafeína diária são 400mg. Isso dá cerca de 3 xícaras de 150 ml de café (cada uma tem de 60 a 150 mg de cafeína). E de 8 xícaras de 150 ml de chá (cada uma tem de 10 a 50 mg de cafeína). Aqui, falo dos chás provenientes da plantinha Camellia ou Thea Sinensis, que são os chás vermelho, verde, oolong, preto e o branco, a erva-mate, que origina-se das Aquifoliáceas e o hibisco, da família dasMalvaceaes. Todos os demais são livres de cafeína.
Por sua ação estimulante a cafeína também é um ótimo remédio para dores de cabeça, além de aumentar a atividade cerebral.
Mas não é só de cafeína que é feito o café. Esta pode ser sua substância de destaque, mas ele também possui ácidos clorogênicos que proporcionam sua ação antioxidante e ajuda a diminuir riscos de doenças inflamatórias e cardiovasculares.
Mas, afinal, qual a melhor escolha? Qual das duas bebidas traz mais benefícios para o nosso corpo?

E os chás sem cafeína, quais são e quais seus benefícios? Separei alguns que achei interessantes:
- Boldo: alivia mal estar (enjoos) e cólicas abdominais;
- Camomila ou hortelã: perfeitos para relaxar;
- Capim cidreira: é diurético e possui ação analgésica;
- Erva-doce (anis ou funcho): ótimo para quem tem problemas respiratórios;
- Alecrim: além de bom para curar gripes e resfriados, ajuda a combater as dores provocadas por contusões;
- Laranja: para enxaqueca é tiro e queda;
- Canela: agente anti-inflamatório.
Atenção grávidas!
Chás proibidos: de cascara sagrada, romã, guaco, cavalinha, sene, arnica, canela, hortelã, verde, preto e branco e erva-mate.
Chás permitidos: chá de camomila, erva-cidreira, capim-limão e chá de erva-doce.
Já o cafezinho está liberado. Mas, claro, nada em excesso.
Agora que já sabemos tudo sobre café e chá, me contem qual vocês preferem e não vivem sem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário