sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pizza e bolo de cenoura sem glúten

Que tal aproveitar o final de semana e fazer umas receitinhas leves?

Sugiro substituir o açúcar comum pelo mascavo, ele não passa pelo processo de refinamento, não tem contato com química alguma e ainda por cima tem menos calorias do que o açúcar branco.

O chocolate meio amargo também pode ser trocado por um amargo, e o chocolate em pó por cacau em pó. Assim a receita fica mais light e sem tanto açúcar!


Explicação para os tipos de açúcares 
● Refinado: é feito através do melado da cana-de-açúcar. No refinamento ele recebe substâncias químicas para ficar branco, perdendo vitaminas e sais minerais. 
● Adoçante: são substâncias químicas que substituem o açúcar, como a sacarina, o ciclamato e o aspartame. Contém 0% de calorias. 
● Açúcar light: mescla açúcar refinado e adoçante. Para adoçar é necessário uma quantidade menor; por isso, ele é menos calórico. Não tem quase gosto de adoçante. 
● Cristal: como este tipo não sofre tanto com o processo de refinamento, as partículas ficam maiores e algumas vitaminas são preservadas. 
● Mel: é elaborado no organismo das abelhas a partir do néctar de flores. É riquíssimo em nutrientes e vitaminas como B 6 e C. 
● Demerara: é um tipo de açúcar mascavo desidratado. Como não passa por processo de branqueamento, é mais escuro. 
● Orgânico: é igual ao mascavo, porém há muito cuidado no plantio da cana-de-açúcar, que é totalmente sem agrotóxico ou fertilizantes químicos, melhorando suas características física e química.
(fonte: DietaJá - Uol)

Vamos as receitas (blog Meus 5 Minutos - Colheradas - Globo.com)
Escolha seu recheio favorito para a pizza e capriche na cobertura do bolo  (Foto: Divulgação)

Pizza e bolo de cenoura sem glúten são fáceis de fazer
Quando se tem alguma restrição alimentar é preciso estar atenta às embalagens e aos rótulos dos produtos. Também é preciso encher o garçom de perguntas sobre que temperos usados no prato, como é a cozinha, e muito mais. No meu caso, essas situações são recorrentes, tenho a chamada doença celíaca, ou seja, não como NADA que contenha trigo e seus derivados.
Muitas vezes um único detalhe, como usar um mesmo talher para preparar uma refeição com glúten e outra sem, já me impede de comer aquele alimento. Logo quando descobri a alergia, há seis anos, era bem complicado encontrar soluções para a vontade de comer uma pizza, por exemplo. Atualmente, o cenário é completamente diferente, já existem restaurantes e padarias especializados em produtos livres de trigo.

Mas quando bate aquela vontade de receber os amigos em casa, ir para cozinha e preparar uma receita diferente não é uma questão simples de ser solucionada. Isso porque o grande desafio da cozinha sem glúten é o sabor. Por isso fiquei animada quando recebemos aqui na redação o livro
 Sabor Sem Glúten (Editora Alaúde). Para a alegria dos celíacos e de seus amigos, temos hoje um cardápio cheio de sabor: pizza para o prato principal e bolo de cenoura para a sobremesa. O recheio da pizza fica por sua conta, é só escolher seu sabor favorito! Já o doce pode ser servido com a tradicional calda de chocolate ou com um toque especial de avelã. 
Escolha seu recheio favorito para incrementar a massa fresquinha (Foto: Divulgação)
Pizza
Para preparar a massa de pizza, é preciso, primeiro fazer a farinha que também pode ser utilizada em receitas de pães.

Farinha preparada para pães e massa de pizza

Rendimento: 4 xícaras (chá)
Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de arroz
1 xícara (chá) de leite em pó
2 colheres (sopa) de goma xantana
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e guarde em recipiente bem tampado, em temperatura ambiente.
 
Massa para pizza

Rendimento: 4 discos médios
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes
1 ¼ xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de óleo
¼ de xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
4 xícaras (chá) de farinha preparada para pães
Modo de preparo
Coloque a água, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Despeje essa mistura em uma tigela e vá juntando a farinha preparada aos poucos, amassando sempre, até a massa se soltar da mão. Lembre que a massa não deve ficar seca.

Divida a massa em duas partes e sove separadamente sobre a superfície de trabalho até ficar macia. Transfira para uma tigela e cubra com um filme de PVC. Deixe crescer em ambiente livre de correntes de ar.

Preaqueça o forno a 280ºC. Divida a massa em quatro partes. Coloque uma por vez entre dois pedaços de plástico grosso e abra com um rolo. Se preferir, divida a massa em mais partes e faça minipizzas.

Cubra os discos de massa com o recheio de sua preferência, mas tome sempre o cuidado de colocar molho de tomate primeiro, para a massa não ressecar, e depois os demais ingredientes.

Asse por 10 minutos ou até as bordas ficarem douradas e o queijo da cobertura (se estiver usando) estiver derretido.
Dica: Prepare uma cobertura rápida com molho de tomate, queijo mozarela ralado e folhinhas de manjericão. Outras opções bastante populares são linguiça calabresa fatiada com cebola em rodelas; atum com cebolas e azeitonas verdes; presunto ralado com champignon e requeijão cremoso... Use a imaginação!
Capriche na calda do bolo de cenoura com raspas de chocolate amargo (Foto: Divulgação)
Bolo de cenoura
No preparo do bolo de cenoura, também é necessário utilizar uma farinha especial que pode também substituir as farinhas utilizadas nos bolos de chocolate, laranja, fubá, banana, abacaxi, limão, cupcakes, muffins e petit gâteau.

Farinha preparada para bolos

Rendimento: 2 xícaras
Ingredientes
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de creme de arroz
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e guarde em recipiente bem tampado, em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura

Rendimento: 12 fatias
Tempo de preparo: 1h
Ingredientes
5 ovos
1 xícara (chá) de óleo, mais um pouco para untar
4 cenouras grandes picadas
1 ½ xícara (chá) de farinha preparada para bolos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
Uma pitada de bicarbonato de sódio
Amido de milho para polvilhar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte com óleo a forma de 20x30cm e polvilhe amido de milho.

Coloque no liquidificador os ovos e bata até dobrar de volume. Acrescente o óleo e a cenoura e continue a bater até obter um creme homogêneo. Peneire a farinha preparada e o açúcar na tigela da batedeira e adicione a mistura de cenoura. Bata até incorporar todos os ingredientes. Adicione o fermento e o bicarbonato de sódio e misture apenas o suficiente para agregá-los à massa. Despeje a massa na fôrma.

Asse por 35 minutos até dourar. Para saber se o bolo já está pronto, enfie um palito no centro da massa. Se ele sair seco, desligue o forno. Deixe esfriar um pouco antes de colocar a cobertura.

Dica: Sirva com a cobertura clássica de chocolate para um bolo tradicional ou ouse ao utilizar a cobertura de chocolate com avelãs para obter um sabor único. As duas opções de receitas estão abaixo.

Cobertura de chocolate com avelãs

Rendimento: 2 xícaras (chá)
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de avelãs picadas
Modo de preparo
Coloque o chocolate e o leite em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até obter um creme liso e desligue. Acrescente as avelãs e misture mais uma vez. Use a cobertura, decorando com avelãs inteiras e raspas de chocolate meio amargo.

Cobertura clássica de chocolate

Rendimento: 1 xícaras
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Tome cuidado para não ferver. Despeje a cobertura ainda quente sobre o bolo, mas deixe esfriar um pouco antes de servir.

(Receitas: Livro Sabor Sem Glúten - Denise Godinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário