quinta-feira, 23 de abril de 2015

As celebridades que investem na gastronomia

Amei!

Fonte: Gazeta do Povo

Cantores, atores, jogadores de futebol e outros famosos do Brasil e do mundo transformaram a paixão em um negócio

Longe das câmeras de tevê, das telonas do cinema, dos palcos ou dos gramados de futebol, muitas celebridades compartilham, nos bastidores, a mesma paixão pela gastronomia. À primeira vista pode até parecer um capricho, mas,  em muitos casos, esse interesse se transformou em um verdadeiro negócio por meio de investimentos pesados e muito trabalho. E, em alguns casos, trouxe também gratificações e reconhecimentos.
Os vinhos do apresentador da Rede Globo Galvão Bueno, por exemplo, já receberam prêmios. A atriz e modelo Fernanda Lima é sócia do premiadíssimo restaurante Maní Manioca, em São Paulo. Mesmo quem não conquistou medalhas, não poupa esforços para fazer um produto de sucesso. Quando não participa de produções hollywoodianas, o ator Mark Wahlberg administra a rede de hamburguerias da família, assim como George Clooney produz sua própria tequila no México. E por aí vai.
Veja algumas celebridades do mundo inteiro que têm um pé fincado na gastronomia.
 Francis Ford Coppola
vinhos da vinícola de francis ford coppola
O diretor Francis Ford Coppola tem sua própria vinícola na Califórnia. Foto: reprodução Facebook.
Segundo Francis Ford Coppola, “a produção de vinhos e a produção cinematográfica são duas grandes formas artísticas da Califórnia”. Será por isso que o diretor de obras-primas do cinema, como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, resolveu também fazer vinhos apreciados nos Estados Unidos e no mundo?
A bebida é produzida na Francis Ford Coppola Winery, vinícola localizada no Alexander Valley, vale que fica a 100 km ao norte de São Francisco, na Califórnia. Nesse lugar, onde surgiram e se afirmaram os melhores vinhos californianos, o diretor abusa de toda sua criatividade para produzir vinhos com uvas Zinfandel, Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc.
Em parceria com o enólogo Corey Beck, um veterano da vinificação, ele criou dez marcas e dezenas de rótulos. Como o Eleanor, um blend de uvas Syrah e Cabernet Sauvignon dedicado à esposa do diretor, e o Sofia Blanc de Blancs, um branco feito com uvas Pinot Blanc, Muscat e Riesling. É uma bebida frisante, em homenagem à filha do mestre do cinema.
A vinícola mais se parece com um resort já que conta com bares para degustação, dois restaurantes, uma piscina, um pavilhão para performances artísticas e uma galeria dedicada à sétima arte. Ali se encontra, entre outras memorabilias holliwoodianas, a escrivaninha de Dom Corleone. A vinícola tem 62.500 metros quadrados e capacidade para produzir mais de 10 mil caixas por dia. As videiras ocupam 24 acres e o cultivo é feito de forma sustentável.
Alguns dos rótulos assinados pelo mestre do cinema são importados no Brasil pela Ravin (www.ravin.com.br).
***
Brad Pitt e a Angelina Jolie
vinícola brad pitt e angelina jolie
A vinícola de Brad Pitt e Angelina Jolie fica na Provença, no sul da França. Foto: reprodução Facebook.
A vinícola Château Miraval, localizada na Provença, no sul da França, não foi só o cenário espetacular onde Brad Pitt e Angelina Jolie se casaram em agosto de 2014. Ali é produzido também o vinho do casal mais famoso de Hollywood.
Os atores são donos da marca Miraval e produzem a bebida em parceria com os Perrin, tradicional família francesa de vinicultores, proprietários do Château de Beaucastel. O primeiro vinho do casal, lançado em 2012, foi o Côtes de Provence rosé, um blend de uvas Grenache, Carignan, Syrah e Rolle (também conhecida como Vermentino).
De acordo com a conceituada revista Americana Wine Spectator, o vinho é “refinado e elegante, tem notas de groselha e tangerina, e um final de pedra de isqueiro e especiarias”. Ele recebeu nota 90. Pitt e Jolie participam ativamente na hora de definir os blends e também ajudam no design dos rótulos e das garrafas.
A propriedade fica no município de Correns e tem mil acres — os parreirais se estendem por 150 acres. Uma das curiosidades desse lugar é que, em 1979, o Pink Floyd gravou seu celebre disco The Wall num estúdio construído pelo antigo proprietário, o pianista Jacques Loussier. Em homenagem à banda inglesa, Loussier criou na época um vinho rosé denominado Pink Floyd. Pitt e Jolie compraram a propriedade em 2012 pelo preço de 60 milhões de dólares, segundo estimativas do mercado.
Os vinhos do casal são importados pela World Wine (www.worldwine.com.br).
 ***
Antonio Banderas
vinhos antonio banderas
Anta Banderas é a marca assinada pelo ator espanhol Antonio Banderas. Foto: reprodução Facebook.
Quando não atua nas telonas, o ator espanhol Antonio Banderas se dedica a sua maior paixão: a produção e apreciação de vinho. Desde 2009 ele é sócio da bodega Anta Banderas, localizada na Ribera del Duero, uma das regiões da Espanha mais celebres pela produção da bebida.
Na propriedade são produzidos vinhos de diversas castas, como Tempranillo, Cabernet e Merlot. Tem também Chardonnay e um rosé. Os vinhedos se estendem por 235 hectares e a área tem muitas atrações: trilhas, colinas, igrejas e moinhos de vento. No restaurante da bodega tem também a possibilidade de experimentar alguns pratos típicos da região como o cordeiro na brasa, além de queijos, linguiças, chorizo e outras especialidades espanholas.
Os vinhos do ator que interpretou Zorro estão disponíveis na loja Uvinum (www.uvinum.com.br)
***
Mark Wahlberg
mark wahlberg hamburgueria
O ator americano Mark Wahlberg entre os irmão Donnie e Paul. Reprodução: Facebook.
Em 2014, o ator de Hollywood Mark Wahlberg começou uma nova empreitada no mundo da gastronomia. Junto com seus irmãos Donnie e Paul, ele estreou o reality show Wahlburgers: no divertido programa de tevê, os três comandam a hamburgueria Wahlburgers, em Boston, onde lidam com os desafios diários de comandar um restaurante. Outra protagonista da cena é Alma, a mãe dos três.
O carro-chefe da casa é o hambúrguer triplo de carne Angus, servido com molho Wahl: cebola, picles, alface, tomate e queijo. No final de 2014, os Wahlberg abriram a segunda unidade em Toronto, no Canadá, em seguida em Las Vegas e na Filadélfia. Ao todo, eles planejam inaugurar 27 novos restaurantes nos Estados Unidos.
 ***
Andrés Iniesta
vinhos andrés iniesta
Com o dinheiro do futebol, o jogador Andrés Iniesta ajudou o pai a construir a vinícola de família. Foto: reprodução Facebook.
Com o dinheiro que ganhou com o futebol, o craque do Barcelona ajudou o pai José Antonio a criar sua própria vinícola em Fuentealbilla, na província de Albacete, na Espanha. A construção da Bodega Iniesta começou nos anos 1990, mas o sonho se tornou realidade somente em 2010.
Hoje, a vinícola é comandada pela família do jogador, desde a coleta da uva, a elaboração dos vinhos e a comercialização das garrafas. A empresa conta atualmente com 120 hectares de vinhedos de diversas castas como Macabeo, Bobal e Graciano, e algumas internacionais como Chardonnay, Petit Verdot e Sauvignon Blanc.
Os vinhos se dividem em duas linhas: Corazón Loco e Finca El Carril. A primeira é a marca mais dinâmica e os vinhos brancos e tintos são pensados para o público mais jovem e ocasiões informais como churrascos e festas. A segunda linha utiliza variedades de uvas da região de Manchuela e de vinhedos mais antigos: esses vinhos são elaborados para serem consumidos maduros e incluem tintos, brancos e rosés.
A família Iniesta investiu também em outro produto típico da Espanha: o azeite. Na mesma propriedade em Fuentealbilla, eles produzem o Corazón Loco, azeite extravirgem de oliva feito a partir da variedade Arbequina.
A distribuição dos vinhos no Brasil é da importadora Wine Container, com sede em Biguaçu/SC. Fone (47) 3366-5768.
***
Galvão Bueno
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Sócio da Miolo e proprietário da Bueno Wines, o comentarista da Rede Globo é amante do Deus Baco há mais de dez anos. Além de ter rótulos que levam seu nome, o apresentador criou a própria vinícola, a Buenos Wines, com produção na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, e na Itália.
Em 2013 se tornou sócio do Miolo Wine Group, um dos maiores  produtores e exportadores de vinhos finos do país. Na época, os valores da negociação não foram divulgados, mas a expectativa é de que a parceria renda um faturamento para a Miolo de R$ 500 milhões em 2020.
Seu primeiro vinho foi um corte bordalês feito pelo Michel Rolland e pelo Adriano Miolo. Na Bueno Wines, ele produz seis rótulos no Brasil e dois na Toscana, em Montalcino. Em parceria com o enólogo Roberto Cipresso, ele faz um Sangiovese Pureza chamado Bueno La Valletta e um Brunello de Montalcino, com Sangiovese Rosso, que é o Bueno-Cipresso.
Em 2014, o vinho Bueno Bellavista Estate Pinot Noir safra 2012 conquistou a medalha de ouro no 11º Concurso Nacional de Vinhos Finos do Brasil – Concurso Mundial Bruxelas-Brasil 2014, em evento realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.
***
Henri Castelli
henri castelli dezoito bar e movement
Foto: reprodução Facebook.
O modelo e ator é sócio do Dezoito Bar & Movement, casa inaugurada em novembro de 2012, no Itaim Bibi, em São Paulo, em parceria com os empresários Mario Levi e Roberto Sasso. O ambiente é sofisticado, o bar tem fachada de vidro, um amplo balcão na cor bronze e mesas de madeira. O local é ideal para o happy hour.
O cardápio, elaborado pelo chef Pedro Gentil, é enxuto e traz opções de petiscos como arancini (bolinho de arroz recheado) e bruschettas, sanduíches e alguns pratos como ravióli, nhoque e risoto. A carta de drinques traz diversas opções com releituras dos clássicos preparados utilizando ingredientes brasileiros.
***
Fernanda Lima e Pedro Paulo Diniz
helena rizzo e daniel redondo
Os chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo comandam a cozinha do Maní Manioca, restaurante paulistano que conta com Pedro Paulo Diniz e Fernanda Lima entre os sócios. Foto: reprodução Facebook.
O premiado restaurante paulistano Maní Manioca, da chef Helena Rizzo, conta com dois sócios-celebridades: a modelo e atriz Fernanda Lima e o ex-piloto de fórmula 1 Pedro Paulo Diniz. A amizade entre Fernanda e Helena começou na adolescência quando as duas se conheceram em Porto Alegre. Desde cedo a atriz percebeu o gosto da amiga pelos temperos e panelas. “Helena vivia inventando receitas e preparando quitutes para nossas festinhas, um talento natural”, conta Fernanda em seu próprio site.
A amizade virou parceria e, anos depois, Fernanda e Helena se tornaram sócias no Maní. A casa é considerada atualmente um dos 50 melhores restaurantes do mundo segundo a revista britânica Restaurant. Em 2014 conquistou o 36º lugar no mundo e o 4º entre os 50 melhores da América Latina.  Além disso, Helena foi considerada a melhor chef feminina do mundo em 2014 pela Veuve Clicquot.
***
George Clooney
george clooney tequila casamigos
O ator de Hollywood George Clooney produz a tequila Casamigos no México. Foto: reprodução Facebook.
Mais conhecido por seus filmes e seus romances amorosos, poucos sabem da paixão da estrela pela tequila. Junto com seus amigos Rande Gerber e Mike Meldman, George Clooney lançou em 2012 a marca de tequila Casamigos. O objetivo do empresário é produzir uma tequila suave para ser tomada pura, sem adição de sal e limão.
O destilado é produzido no município de Jalisco, no México. Ao todo são três rótulos comercializados: Casamigos Blanco (2 meses de descanso em taque de cobre), Casamigos Reposado (envelhecida por 7 meses em barricas carvalho americano)  e Casamigos Añejo (14 meses de envelhecimento).
No momento, a bebida não está disponível no Brasil.
***
Madonna
vinícola de madonna ciccone
A vinícola de Madonna é administrada pela família da cantora. Foto: reprodução Facebook.
A cantora americana tem sua própria vinícola no estado de Michigan, nos Estados Unidos. A Ciccone Vineyard & Winery é conduzida pelo pai Silvio Tony e pela mãe Joan. A bodega tem 14 acres de vinhedos e produz diversas castas como Cabernet Franc, Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Grigio, Gewurztraminer, Pinot Blanc, Riesling, Merlot, Cabernet Sauvignon, Muscat, Marechal Foch, DeChaunac e Malbec.
Os primeiros parreirais foram plantados em 1996 às margens do lago Michigan numa região de clima temperado. Ali são produzidos cinco vinhos tintos, seis brancos e alguns outros vinhos especiais feitos de maçã, cereja e cidra. A vinícola é aberta também para visitas, degustações e para festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário