Vi esse post hoje do Tips 4 Life (Gabriela Pugliesi) e achei bem interessante. Muitas pessoas têm dúvidas de qual proteína tomar, se deve tomar, se faz mal. E a proteína é fundamental na alimentação. Eu, que sou vegetariana, passei a tomar proteína com o acompanhamento de nutricionista e me consultei também com um endocrinologista. Sem exageros, de forma saudável, os suplementos alimentares não fazem mal e sim ajudam.
Por Tips 4 Life
![]() |
Foto: Tatame.com.br |
Por: Dra. Bruna S. Burti
Nutricionista CRN3-28101
Há uma longa lista de marcas diferentes de proteínas. Este texto não está se concentrando na marca, e sim no tipo de proteína.
Alguns de vocês podem não saber que existem diferentes tipos de proteínas com diferentes propósitos.
Existem pessoas que nunca se quer olhou nos ingredientes de sua proteína. O tipo adequado de proteína é a chave que procuramos para garantir os melhores resultados.
Whey Protein Concentrada
Concentrado de soro de leite é uma das formas mais básicas de proteína que é encontrada em muitas prateleiras em lojas de suplementos. As pessoas que estão procurando uma fonte de proteína barata com certeza vai encontrar a WPC com etiquetas de preço mais barata.
Fornece de 29 a 89% de proteína, dependendo do produto. Conforme o nível de proteína concentrada diminui, os volumes de gordura e lactose normalmente aumentam.
Este é um excelente ponto de partida para iniciantes e aqueles que querem adicionar proteína a sua dieta sem fazer sua carteira pesar. Algumas pessoas podem achar que eles ainda têm dificuldade em digerir os concentrados e acabam se sentindo um pouco inchado.
WPC pode ser utilizado tanto em pré quanto no pós-treino e pode também ser usado como um lanche entre as refeições. Esta não é uma fonte principal de proteína para ser usado à noite.
Whey Protein Isolada
O isolado é a forma de mais rápida absorção da proteína. Essa fonte de proteína é segunda mais cara que as demais. São proteínas perfeitas para quem faz dietas com baixo teor de carboidratos.
Os isolados contem também um teor muito pequeno de gorduras e mínimo de lactose, o que é interessante para indivíduos que apresentam intolerância a lactose. É legal ser usado tanto pré como pós treino, como são absorvidos rapidamente, podem fornecer ao músculo os nutrientes necessários para recuperação e crescimento.
Whey Protein Hidrolisada
A proteína hidrolisada é a mais cara fonte de proteína que você irá encontrar no mercado e é a proteína com o mais alto valor biológico disponível. As cadeias de proteínas são quebradas em menores segmentos, chamados peptídeos, esse tipo de Whey Protein fornece ainda proteínas de alta qualidade, é a proteína com a menor possibilidade de causar reações alérgicas do que a versão não hidrolisada.
Fornece peptídeos altamente absorvíveis no qual gera um ótimo efeito anabólico, maior taxa de absorção das proteínas.
Esta proteína é melhor digerida se comparada ao Whey Concentrado. Pode ser usado tanto na fase pré quanto pós treino.
Proteína de Soja
É boa fonte de proteína para aqueles que procuram uma fonte não animal de proteínas (vegetarianos). É a fonte mais usada e que causa benefícios para seus usuários. É carregada de glutamina (para ajudar na recuperação), arginina (ajuda a dilatar vasos sanguíneos para permitir uma nutrição para sua célula muscular) e BCAA ( ajuda na recuperação). É necessário saber utilizá-lo, já que apresentam grandes quantidades de fibras, tornando a absorção mais lenta.
A Soja suporta um perfil de colesterol saudável devido à isoflavonas no produto. Também foi encontrado para aumentar a produção do hormônio da tiróide. Ao fazer isso, ele acelera o metabolismo, que ajuda na perda de gordura. Este tipo pode ser administrado qualquer momento ao longo do dia, se necessário, para entrar em uma refeição / lanche contendo proteínas, horários do dia que não estejam relacionados com o treinamento, pois a Whey Protein que é o produto com maior eficácia neste período. Esta fonte não é o preferido para usar à noite.
Proteína Isolada do Leite
A proteína do leite isolada contem caseína e proteínas do soro. Esta fonte é cheio de aminoácidos (semelhante a proteína de soja). Este tipo de proteína é a mais utilizada em uma mistura de vários tipos de proteínas. A proteína do leite isolada não é uma opção preferida se procura uma proteína, mais pode ser utilizada a qualquer momento durante o dia, não é uma fonte preferida para utilizar a noite.
Albumina
Proteína de alto valor biológico presente na claro do ovo (ovoalbumina), no soro do leite (lactoalbumina) e no sangue (seroalbumina). Este suplemento é vendido em pó e devido a sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções ideais,a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular.
Tem sido usado a anos, para ajudar a construir a massa muscular. Pode ser utilizada a qualquer momento ao longo do dia, mais também não é uma fonte para usar a noite. Possui alta digestibilidade e elevado valor biológico.
Proteína do Arroz
É uma alternativa para quem não consome proteínas de origem animal, os veganos, intolerantes à lactose e para aqueles que optam por um estila de vida mais saudável. Este suplemento é uma novidade no mercado. É uma proteína totalmente saudável e tem um aminograma (composição de aminoácidos) incrível. Pode ser utilizado como uma fonte proteica para um lanche intermediário, tanto na forma de shake ou com algum outro alimento (ex: colocar em cima de uma salada de frutas).
Hemp Protein
O “cânhamo” ativo da Hemp protein, é conhecido pela OMG (Organização Mundial de Saúde), por conter um equilíbrio perfeito entre ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6.
Sim, o nome é conhecido. Mas podem ficar tranquilos que a Hemp Protein não contém os compostos psicotrópicas
É a mais nova proteína do mercado. Uma outra opção para vegetarianos de plantão, ou para quem quer utilizar uma proteína de origem vegetal.
É absorvida rapidamente, livre de glúten, livre de lactose, contem todos os 9 aminoacidos essenciais, não contem colesterol nem sódio, além de ser rica em fibras. Uma proteína perfeita tanto para atletas quanto para pessoas que não praticam atividade física.
Nos EUA vocês encontram em pó ou semente. Pode ser acrescentado em sucos, preparações, salada de frutas, etc.
CONCLUSÃO
Como você pode ver, há opções diferentes de proteínas para escolher. Uma recomendação é sempre começar com algo simples, como a proteína do soro do leite concentrada, e avaliar os resultados. Para algumas pessoas, os concentrados já dão um ótimo resultado.
Para aqueles que têm intolerância a lactose, é um caso a parte, devem escolher a fonte de proteína do soro do leite isolada, no qual terá o mínimo de lactose possível.
Vale lembrar que a proteína não dará resultados imediatos. O ideal é você adequar a sua suplementação com a alimentação diária, no qual trará resultados ainda melhores. Procure um nutricionista para lhe ajudar, é a pessoa mais indicada neste caso.
Achei essa outra imagem no Google que ajuda também a entender a quantidade de proteína nos alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário