
O Greenpeace faz neste sábado (29/8) a primeira atividade de uma série que será desenvolvida ao longo dos cem dias que antecedem a 15ª reunião da Convenção do Clima (CoP15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca. Essa é uma reunião histórica, onde serão definidas as medidas de cada país no combate às mudanças do clima. O papel do Brasil nessa negociação é fundamental, já que somos o quarto maior emissor de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento global. Além disso, o país figura entre as dez maiores economias do mundo, possui recursos naturais como a floresta amazônica e um grande potencial de geração de energias renováveis.
Relógios gigantes instalados em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus farão a contagem regressiva para a reunião de Copenhague. Belo Horizonte, Recife e Brasília também participarão da primeira mobilização pré-CoP15: um “barulhaço” para acordar os governantes para a urgência do tema. (Confirma os horários e locais abaixo).
“A sociedade não pode assumir um papel passivo e apenas acompanhar as negociações sobre o clima de longe. O que está em jogo é o futuro da humanidade e cada um tem o dever de fazer alguma coisa, por nós mesmos e pelas nossas gerações futuras”, diz o coordenador da campanha de clima, João Talocchi. “Toda a população está convidada a participar. É só trazer apito, panela, tambor, enfim qualquer coisa que possa contribuir para o nosso toque de despertar.”
Quem for até os locais da mobilização também vai poder assinar um abaixo- assinado direcionado ao presidente Lula pedindo para o Brasil:
- Zerar o desmatamento da Amazônia até 2015 e apoiar a criação de fundo financeiro internacional para apoiar este objetivo (mecanismo Florestas pelo Clima);
- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020 e apoiar a transferência de tecnologia entre os países;
- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020;
Moradores de outras cidades também podem se mobilizar, assinando a petição e participando de outras atividades on line que em breve estarão no ar.
Confirma a programação:
São Paulo Parque do Ibirapuera (portão 10) Das 13 às 15 horas
Porto Alegre Usina do Gasômetro Das 15 às 17 horas
Salvador Farol da BarraDas 15 às18 horas
Manaus Praça da Polícia 18 às 19 horas
Rio de Janeiro Praia de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace)Das 17 às 19 horas
Belo Horizonte Praça da Savassi Das 10 às 12 horas
Recife Pracinha de Boa Viagem Das 9 às 12 horas
Brasília Parque da Cidade Das 10 às 13 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário